domingo, 20 de janeiro de 2008

A Via de Desenvolvimento - 2

"A Via de Desenvolvimento de Orientação Socialista (II)

Neste artigo, que, pela sua extensão, publicamos em dois dias, Samir Amin reflecte sobre grandes problemas do nosso tempo.Distanciando-se do discurso sobre «o socialismo do século XXI», defende com ênfase especial a necessidade de um internacionalismo actuante na luta que opõe os povos ao imperialismo, hoje em guerra contra a humanidade.

Samir Amin* - 20.01.08

5. A contra-ofensiva do capital em declínio

O contraste centros/periferias não é sinónimo de países industrializados/países não industrializados. A polarização centros/periferias que dá à expansão do capitalismo mundial o seu carácter imperialista prossegue e aprofunda-se até, por meio dos «cinco monopólios novos» de que beneficiam os centros imperialistas (evocados antes). Nestas condições a procura dos projectos de desenvolvimento acelera periferias emergentes, iniciadas com um êxito imediato indiscutível (na China em especial, mas também noutros países do Sul) não abole o domínio imperialista. Esse desenvolvimento participa do início do novo contraste centros/periferias, não da sua ultrapassagem.

O imperialismo não se conjuga no plural como nas fases anteriores do seu desenvolvimento; ele é cada vez mais um «imperialismo colectivo"

Nenhum comentário: